terça-feira, 17 de outubro de 2017

Farinhas que emagrecem...

Oiii meus amores, tudo bem com vocês?

Hoje vim falar com vocês sobre as farinhas que emagrecem...
Ricas em fibras, vitaminas e minerais, as farinhas de alguns alimentos funcionais ajudam emagrecer quando combinadas com alimentação equilibrada e exercícios físicos. Elas diminuem a fome, contribuem para o funcionamento do intestino, controlam os níveis de açúcar no sangue e agem nos estoques de gorduras.



As farinhas que ajudam a emagrecer são basicamente ricas em fibras e ajudam a desintoxicar o corpo, ajudando a eliminar as toxinas e aumentando a sensação de saciedade alem de equilibrar o metabolismo. 
As fibras contidas nas farinhas aumentam a absorção das vitaminas e dos minerais, melhorando o funcionamento do organismo como um todo, favorecendo também a perda de peso. Mas o resultado só aparece se você consumir de forma continua. É também importante ressaltar que beber bastante água, facilitará a ação das fibras.
A facilidade de polvilhar as farinhas em praticamente todos os tipos de alimentos garantiu que cereais, frutas e legumes em pó se transformassem em um verdadeiro sucesso das dietas, uma vez que consumir ingredientes nutritivos, ficou mais fácil e gostoso! 

Conheça algumas:
1 – Farinha de Berinjela: A Berinjela é rica em Vitamina A, Vitamina C e Vitaminas do complexo B, que colaboram para melhorar visão e as defesas do corpo. Além disso, é um legume rico em água, que apresenta pouca gordura. Na casca da berinjela estão substâncias que ajudam a prevenir o câncer. A farinha de berinjela tem até dez vezes mais fibras que a berinjela in natura, por isso ajuda a tirar a fome. Pode ser misturada a caldos, sopas, sucos, vitaminas e iogurtes.

2 – Farinha de Banana Verde: uma das principais farinhas que ajudam a emagrecer. Pois, Os benefícios da Banana Verde podem ser melhor aproveitados se ela for consumida enquanto ainda está verde. Durante o processo de maturação, a fruta é rica de um tipo de amido resistente que não sofre digestão nem absorção e se comporta como se fosse uma fibra solúvel no organismo, inclusive produzindo substâncias que são benéficas. Como a Banana Verde não é lá muito agradável de ser ingerida, uma alternativa para consumir a fruta é em forma de farinha. Como tem sabor neutro, a farinha de banana verde pode ser utilizada em diversas preparações, inclusive substituindo a farinha de trigo. Dá para misturar com água ou adicionar diretamente aos sucos, iogurtes e frutas em pedaços. 
3 – Farinha de Feijão Branco: O Feijão branco é rico em Faseolamina A, uma proteína que inibe a digestão dos carboidratos e que diminui a absorção de açúcares pelo nosso organismo. Sendo assim, torna-se uma grande aliada no emagrecimento. O consumo da farinha de feijão branco reduz em até 20% o índice de carboidratos absorvidos durante as refeições. Na prática, é como se você tivesse consumido uma porção menor. Sua grande quantidade de fibra faz aumentar a velocidade do trânsito intestinal e acelerando o metabolismo e auxiliando o processo de emagrecimento.
4 – Farinha de Linhaça: Os benefícios da Farinha de Linhaça, além de ajudar a emagrecer e a combater a Prisão de Ventre pela sua riqueza em fibras que ajudam a diminuir o apetite e a regular o intestino, diminui o colesterol, controla a glicemia, garante bom funcionamento intestinal e saciedade por mais tempo, controlar as inflamações do organismo porque tem ômega 3, que é uma substância anti-inflamatória, além de colaborar na prevenção de doenças cardiovasculares. 

5 – Farinha de Maracujá: Normalmente, fibras são boas para saciedade, mas a fibra na farinha de maracujá, a pectina, é do tipo insolúvel. A propriedade principal é em absorver líquido com transformação em gel, para retenção em maior tempo de bolo alimentar no estômago e intestino, com absorção lenta dos nutrientes; daí a saciedade é prolongada. Além disso, a Farinha de Maracujá ajuda a elimina gordura, controla a glicemia, regula o funcionamento do intestino, combate doenças cardiovasculares e previne o câncer.

6 – Farinha de Soja Preta: é uma outra excelente alternativa de farinhas que ajudam a emagrecer, feita com a versão turbinada da soja tradicional e rica em isoflavonas e antocianinas, substâncias importantes para combater o colesterol alto e até câncer. Além disso, a farinha de soja preta tira a fome, dá mais disposição e faz as células absorverem 50% menos gordura. Sem contar suas propriedades que agem contra os radicais livres, retardam o processo de envelhecimento e previnem as rugas. Incluir a farinha de soja preta também pode ser uma ótima maneira de amenizar os sintomas da TPM e da menopausa.

7 – Farinha de Uva: Estudos já comprovaram também que a farinha de Uva diminui o nível do colesterol ruim e o aparecimento de varizes, porque ativa a circulação e ainda ajuda a retardar o envelhecimento.

8 – Farinha de Gengibre: Essa é uma das principais farinhas que ajudam a emagrecer. Pois, a farinha de Gengibre ajuda a diminuir as taxas de colesterol, elimina gordura, atua como antioxidante, anticoagulante, anti-inflamatório e bactericida, além de beneficiar o sistema digestivo.

9 – Farinha de Açaí: Os atletas podem usar a farinha do Açaí, que tem todos os benefícios revigorastes da fruta, com uma vantagem: tem a metade das calorias da polpa. O açaí é uma fruta calórica devido aos seus lipídios, e a farinha não tem lipídios.

"As farinhas ajudam a emagrecer e deixam o organismo saudável se usadas criteriosamente e com orientação médica ou nutricional. Mas não há milagres. Não vale comer aquela feijoada e depois colocar uma colher de farinha para não engordar", explica a nutricionista Roseli Uneno Ninomiya.

Vantagens
As farinhas são vantajosas em relação aos alimentos pois podem ser adicionadas em todo o tipo de preparação. Além disso, consumir esses grãos, frutas e vegetais crus garante que todas as propriedades nutricionais sejam mantidas, pois algumas se perdem no processo de cozimento.


Um super beijo e até o próximo post 😙

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os benefícios da beterraba na sua dieta

O segredo para você obter todos os benefícios da beterraba é consumi-la com frequência, de preferência crua ou cozida no vapor, para que se...