domingo, 21 de maio de 2017

Jacada não é o fim do mundo!



Boooa noite! Finalzinho de domingo e eu tenho certeza que tem muita gente se identificando com essa foto aí em cima.
Mas calma calma... tenho uma dica bem simples para vocês: Jacou!? Volte a sua rotina normal de alimentação!!!

Tem gente que só porque se rendeu a uma sobremesa que não estava nos planos acha que isso é motivo para jogar a dieta para cima, passar no supermercado, comprar um monte de “tranqueira”, encher a despensa com isso, e voltar aos velhos hábitos ruins “porque falhou e dessa forma não vai dar certo” – sério!? Nem vem com essa história de 8 ou 80! Caiu? Então levanta! A vida é cheia de altos e baixos, minha gente! E com a alimentação não seria diferente.

E o que acontece na maioria das vezes não é necessariamente um ganho de gordura aparente, mas sim um inchaço perceptível – geralmente ocasionado pelo excesso de álcool, sódio e açúcar consumidos no dia anterior.
Para eliminar esse inchaço, além de voltar à boa rotina alimentar, algumas atitudes podem ajudar:

Limpar o organismo
A primeira providência é retirar do seu cardápio tudo de ruim que está sobrecarregando o seu organismo, caso contrário, não adianta retornar à alimentação saudável, com o corpo lotado de toxinas.
Os alimentos que provocam essa sobrecarga são açúcar, laticínios, farinha branca e produtos com muito aditivo químico (industrializados).
Portanto, se enfiou o pé na jaca no fim de semana, exclua esses alimentos da sua dieta e invista em alimentos frescos. Isso inclui saladas e frutas.

Abrir os caminhos para eliminar as toxinas
Agora que você parou de ingerir alimentos que pesam no organismo, é hora de eliminar o que ainda está nele. Para isso, aumentar a ingestão de líquidos em geral é fundamental. 
Uma boa alternativa é acrescentar chás na rotina: hibisco, dente-de-leão, cavalinha e chá verde, que estimulam a queima de gordura corporal, facilitam a digestão, regulam o intestino e combatem a retenção de líquido.
Esses líquidos serão o veículo para transportar esses excessos para fora do corpo, principalmente através da urina.
Estudos indicam que devem ser consumidos 35ml/quilo de líquido ao dia. Ou seja, se você pesa 60kg, multiplique por 35 e o resultado será a quantidade de água/líquidos, em litros, que você deve beber por dia.

Alcalinizar o sangue
Os alimentos que as pessoas mais abusam, quando resolvem tirar folga da dieta, são acidificantes do sangue: churrasco, pizzas, massas, bebidas alcoólicas, frituras, refrigerantes...
Esses alimentos alteram o pH sanguíneo. 
Para compensar, é preciso trazer para o prato alimentos alcalinizantes, como frutas e hortaliças, além de reduzir o carboidrato refinado a zero (substitua este por integrais).

Acelerar o metabolismo
Segundo estudos, substâncias termogênicas contidas em certos alimentos têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo basal e aumentando a queima de gordura.

Retomar a rotina de exercícios
Você não precisa esperar limpar o organismo, eliminar as toxinas e alcalinizar o sangue para retornar à rotina de exercícios.
É muito importante que você mantenha o ritmo!
Para você entender a importância da massa magra na sua dieta, quanto maior for a porcentagem dela no seu corpo, maior e mais rápida será a perda calórica: as células de gordura queimam menos calorias do que as de músculo (massa magra).



A verdade, minha gente, é que não existe uma regra fechada. A ideia é simplesmente aprender a ter MODERAÇÃO em qualquer ocasião que ofereça a possibilidade de uma jacada.

Lembre-se que o próximo final de semana vai chegar, e com ele mais uma festa de casamento, aniversário, confraternização, etc. Então não ache que aquela é a sua última oportunidade para provar todos os docinhos e use isso como desculpa para a comilança – um novo dia vai raiar e as consequências dos excessos ficarão com você ☺

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os benefícios da beterraba na sua dieta

O segredo para você obter todos os benefícios da beterraba é consumi-la com frequência, de preferência crua ou cozida no vapor, para que se...